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voto consequente

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terça-feira, 23 de setembro de 2014

Campanha tenta conscientizar eleitor quanto aos danos da venda dos votos

Andréa Maciel
Da Reportagem
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Na manhã de sábado (20), a Campanha Voto Consequente foi levada até a feira do bairro Novo Horizonte, zona norte de Macapá, sendo que está acontecendo desde o mês de agosto em vários pontos da cidade, levando informação e explicando à população quanto às consequências de vender seu voto. A iniciativa é de autoria da ONG Transparência Amapá.

A ONG não possui qualquer filiação partidária e apenas realiza um trabalho de cidadania. O foco dos envolvidos na Campanha é procurar espaços públicos onde tenha vários perfis de eleitor para que possam atuar falando com pessoas de vários nichos sociais e passar as informações pertinentes. O Presidente da ONG Transparência Amapá, Edinaldo Batista, explica o que passa ao abordar um transeunte:
“Quando abordamos as pessoas, explicamos que não temos vínculo partidário e mostramos as consequências do voto vendido, orientamos a não votar em quem dá presentes ou benefícios, pois quem vota em corrupto é corrupto também, quem compra voto é bandido, mas quem vende também é”, diz Batista.

A mensagem que é repassado busca instigar a população a avaliar sua postura, seu comportamento frente a urna e se está tendo uma postura corrupta, se seu voto está direcionado a determinado candidato pelos motivos certos. “Pedimos para que a pessoa pense antes, pesquise as propostas dos candidatos e vote de acordo com a opinião que formou após essa análise”, ressalta o presidente.

A Campanha evidencia também que a pessoa é livre para aceitar o presente ou benefício que o candidato por ventura venha a oferecer e isso não significa que o voto foi vendido, mas se ao chegar as urnas e votar naquele candidato apenas pelo “agrado” que recebeu, com certeza, o voto foi vendido.

 Toda a semana, a ONG realiza pelo menos três atividades em locais distintos na cidade. Estão envolvidas diretamente cerca de 20 pessoas, mas indiretamente há muitas pessoas ajudando e somando nas atividades repercutindo a proposta ou simplesmente levando o material distribuído e entregando a mais pessoas. 

Quanto a denúncias, Batista ressalta que recebe muitas, tanto quando aborda as pessoas quanto no decorrer da Campanha, mas explica que esse não é o seu papel e aconselha ao cidadão a procurar o Ministério Público Eleitoral para formalizar sua denúncia.

http://www.jdia.com.br/portal/index.php/politica/1526-campanha-tenta-conscientizar-eleitor-quanto-aos-danos-da-venda-dos-votos

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A Transparência Amapá vem a público divulgar que o nº798 foi o vencedor da rifa de um IPED 2 32 gb Apple Wi-Fi 3G Branco.
Cabe ainda esclarecer que a Caixa Econômica transferiu os sorteios das sextas para as quartas-feiras. Desta forma, considerou-se o sorteio da quarta mais próxima que foi dia 28/03/2012.
A Amapá Transparência agradece à todos pela colaboração e parabeniza a pessoa sorteada!