Macapá, capital do Amapá banhada pelo Rio Amazonas já quase em sua desembocadura no mar, é sede de lançamento da mais nova ONG de Controle Social, a Transparência Amapá. Para participar do lançamento da ONG à comunidade local, estiveram presentes Jorge Sanchez e Lizete Verillo da Amarribo Brasil no dia 13 de abril ultimo. O convite foi feito por Dr Marcio Augusto Alves e sua esposa Dra Silvia de Souza Canela, ambos promotores de justiça e com participação na diretoria da ONG.
O evento aconteceu na Universidade Estadual do Amapá e reuniu membros da sociedade, do Ministério Público e Judiciário.
Uma ONG com forte perfil para atuar com dedicação e resultados, uma vez que tem o próprio Ministério Público incentivando e participando da diretoria e conselho da ONG. O Amapá tem sido palco de noticias na imprensa pela corrupção nos níveis de governo e isso, nas palavras da Reitora da UEAP, Dra Maria Lucia Borges, causa um profundo desconforto e infelicidade ao cidadão amapaense, pois o que está aparecendo na mídia, não faz parte do povo simples, honesto e corajoso do Amapá. Promete que a Academia/ Universidade irá envidar todos os esforços de apoio a ONG e de formação de cidadãos conscientes e participativos para mudarem essa realidade.
Ver o Rio Amazonas emociona sempre, e a ONG que nasce tem a missão de combate a corrupção e a preservação da beleza do Amapá.
Na volta, ainda encontramos Oscar Schmidt, o ídolo do basquete nacional que ao ver o Jorge Sanchez com a camiseta da Transparência Amapá com os dizeres “Eu Combato a Corrupção. E você?”, respondeu de pronto “EU TAMBÉM”.