Quer saber mais sobre a Transparência Amapá? Entre em contato conosco através do e-mail: transparenciaamapa@bol.com.br

voto consequente

voto consequente

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O "feitiço pode virar contra o feiticeiro"

Segundo Diário do Amapá, em grande parte da sessão plenária de ontem, da AL, foi tomada por pronunciamentos de deputados sobre a operação executada às primeiras horas da manhã. Em meio aos discursos, o anúncio da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação do Ministério Público do Estado do Amapá no período de 2004 a 2012.

O anúncio foi feito pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Moisés Souza, em aparte a discurso do 1º secretário da Casa de Leis, Edinho Duarte, que como o próprio Moisés e um dos anexos da AL, teve a sua casa invadida por policiais civis munidos de mandado de busca e apreensão.

“Sabemos da corrupção no Ministério Público; o Ministério Público daqui é o mais corrupto do país, e vamos passar isso a limpo com a CPI; amanhã mesmo já vou nomear os membros dessa Comissão Parlamentar de Inquérito”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.

Será que o Deputado esqueceu que ele mesmo e seus colegas acabaram de entrar com uma ação por danos morais contra o Promotor Adauto por ter feito acusações infundadas?

Mas qual o objetivo da operação "Eclésia"

O que está sendo investigado?



Segundo Brilho de Fogo, a Operação Eclésia, nome grego que quer dizer assembleia legislativa, teve como objetivo, investigar e recolher provas de supostos crimes quem vem sendo realizados pela Assembleia Legislativa do Amapá.
A fonte informou ainda que, esses crimes estão relacionados com contratos de serviços prestados à Assembleia Legislativa do Amapá. Empresas que cobrariam aluguéis exorbitantes e venda de passagens aéreas superfaturadas, bem como consultorias suspeitas. Sabe-se que pelo menos uma agencia de viagem e uma cooperativa que aluga carros para AL-AP estão envolvidas nesses crimes e tiveram mandados de busca e apreensão cumpridos. Uma das empresas envolvidas, também está sendo investigada em Rondônia por contratos irregulares com a assembleia legislativa de lá.
Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do deputado Edinho Duarte (PP-AP) e do presidente da AL-AP, deputado Moisés Sousa (PSC). Funcionários da AL também estão sendo investigados por crime de improbidade administrativa
Ao que parece a operação Eclésia apura contratos com valores exorbitantes nos aluguéis inclusive do próprio prédio do Anexo II da AL-AP, que é de propriedade da esposa de um dos parlamentares o deputado Eider Pena (PSD-AP).
Brilho de Fogo

Uma vergonha!


Por 11 votos a cinco, os vereadores aprovaram ontem, 22, em primeiro turno, o aumento do número de parlamentares municipais para vigorar já a partir de 2013 – de 16 para 23. O presidente da Câmara Municipal de Macapá, Rilton Amanajás (PSDB)-foto; Antônio Grilo (PV); Clécio Luís (Psol), Nelson Souza (PCB) e Washington Picanço (PSB) foram os votos contrários.
Durante a votação, populares lotaram as galerias da Casa de Leis, e demostraram indignação com o resultado, vaiando por diversas vezes os parlamentares favoráveis ao aumento. Segundo um dos líderes do movimento, o vice presidente da ONG Transparência Amapá, Edinaldo Batista, apesar da emenda ter sido aprovada em primeiro turno, a luta continuará na próxima votação para pressionar os vereadores a voltarem atrás. 
De acordo com o presidente Rilton Amanajás, a votação do segundo turno deverá ocorrer na próxima semana, quando finalmente será dado o ponto final para a questão que vem se arrastando desde o ano passado.
Um dos argumentos usados pelos vereadores favoráveis ao aumento está em cima dos recursos destinados à CMM. Atualmente, o Poder recebe 5% do orçamento anual do município. “Esse aumento será bom pelo fato de haver vereadores nas ruas para fiscalizarem o Poder Executivo Municipal. E o ponto principal é que a Câmara não terá aumento no seu orçamento; continuaremos com os mesmo recursos. Poderíamos ter feito uma consulta popular, quando nos posicionamos ao TRE no ano passado; ninguém foi contrário", justificou o vereador Jaime Perez (DEM), favorável à alteração na Lei Orgânica.
Diário do Amapá

ATENÇÃO

A Transparência Amapá vem a público divulgar que o nº798 foi o vencedor da rifa de um IPED 2 32 gb Apple Wi-Fi 3G Branco.
Cabe ainda esclarecer que a Caixa Econômica transferiu os sorteios das sextas para as quartas-feiras. Desta forma, considerou-se o sorteio da quarta mais próxima que foi dia 28/03/2012.
A Amapá Transparência agradece à todos pela colaboração e parabeniza a pessoa sorteada!