Quer saber mais sobre a Transparência Amapá? Entre em contato conosco através do e-mail: transparenciaamapa@bol.com.br

voto consequente

voto consequente

segunda-feira, 12 de março de 2012

América Latina luta contra corrupção de forma desunida, indica Transparência Internacional

Os países da América Latina lutam desunidos contra a corrupção oriunda do narcotráfico, a máxima expressão do crime internacional que a região sofre, afirmou em entrevista à Agência Efe a presidente da organização civil Transparência Internacional (TI), Huguette Labelle.
A ativista canadense expressou desta forma sua preocupação com o problema durante o "Encontro Latino-Americano de Luta Contra a Corrupção Transnacional", que termina nesta sexta-feira em Bogotá após dois dias de debates.
"Acho que não há uma verdadeira união de interesses entre os países da região para trabalhar juntos e combater a lavagem de dinheiro, abordar o assunto das drogas e assegurar que as pessoas estejam bem protegidas", lamentou Huguette.
Para a presidente do organismo, referência global em análise de transparência, é urgente que todas as nações trabalhem "juntas, como um só Estado", pois "não adianta que cada país oculte a situação e trabalhe por sua conta".
Huguette apontou o narcotráfico como o "grande problema" da região latino-americana, que afeta "cada país de uma forma distinta", já que há países andinos produtores de droga, como Colômbia, Peru e Bolívia, que sofrem consequências diferentes das verificadas nas nações distribuidoras, entre as quais citou o México.
Mas independentemente de cada realidade, a praga é a mesma: "Há lavagem de dinheiro, preocupantes índices de corrupção local e uma grande violência como resultado".
Nesse sentido, afirmou que há países que têm um bom manejo na luta contra a corrupção, como é o caso de Chile e Brasil e recentemente a Colômbia, apesar de sofrer em maior grau as consequências do narcotráfico, pois continua sendo o principal produtor de cocaína do mundo.
Em seu Índice de Percepção da Corrupção 2011, a TI destaca que em uma escala de zero (muito corrupto) a 10 (muito transparente), o Chile, com 7,2, ocupa a 22ª colocação entre os 183 países analisados, enquanto a Venezuela, com 1,9, está no fim da fila, no 172º lugar. O Brasil obteve o índice 3,8, acima da China.
Para reverter os números da América Latina, Huguette apostou em envolver na vigilância de práticas corruptas todas as instituições governamentais, mas também a academia, o setor empresarial e os meios de comunicação.
"Cada cidadão de cada país deve chegar à conclusão de que não precisa tolerar a corrupção, porque esta não é a norma", disse, enfatizando que é fundamental "fugir da cultura do suborno".
AMARRIBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO

A Transparência Amapá vem a público divulgar que o nº798 foi o vencedor da rifa de um IPED 2 32 gb Apple Wi-Fi 3G Branco.
Cabe ainda esclarecer que a Caixa Econômica transferiu os sorteios das sextas para as quartas-feiras. Desta forma, considerou-se o sorteio da quarta mais próxima que foi dia 28/03/2012.
A Amapá Transparência agradece à todos pela colaboração e parabeniza a pessoa sorteada!