Quer saber mais sobre a Transparência Amapá? Entre em contato conosco através do e-mail: transparenciaamapa@bol.com.br

voto consequente

voto consequente

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ong Transparência Amapá e Instituto Não Aceito Corrupção participam da Ação Global 2016

As entidades firmaram uma importante parceria e vão tratar da importância do voto com um game que mostra como escolher prefeitos e vereadores comprometidos com o interesse público. 




O Instituto Não Aceito Corrupção (INAC) e a Ong Transparência Amapá participam pela primeira vez da Ação Global com o game Voto em Jogo. Com perguntas simples, que tratam dos serviços públicos básicos que fazem parte da vida nas cidades, o jogo mostra porque não se deve escolher um candidato para ter um benefício imediato. “Muitas vezes, o eleitor não percebe que aquele candidato que promete uma vaga numa creche ou um jeito de furar a fila de atendimento em uma unidade de saúde está praticando corrupção”, alerta o promotor paulista Roberto Livianu, presidente do INAC.

Ao fim do teste, o eleitor ainda é desafiado a dizer se lembra em quem votou para nas eleições municipais de 2012. “Isso é fundamental para que o próprio cidadão fiscalize e cobre uma atuação correta do seu representante”, explica Edinaldo Batista, presidente da Transparência. Para isso, a iniciativa apresenta quais as funções de prefeitos e vereadores e estimula que as pessoas fiscalizem os eleitos.
Pesquisa Datafolha realizada no fim de novembro de 2015 trouxe pela primeira vez a corrupção no topo da lista de problemas do Brasil. Para 34% dos eleitores pesquisados, trata-se da maior preocupação no país, à frente de temas como saúde, educação, desemprego e violência. Em meio à Operação Lava-jato, a apuração dos crimes e a identificação e punição dos culpados ocupam lugar de destaque na cobertura da imprensa. Mas para prevenir os desvios, nada é mais eficiente do que escolher bem nossos representantes no Executivo e Legislativo. 
 
As entidades

O INAC foi criado em São Paulo em 2015 e a Transparência em Macapá em 2012. Ambas são organizações apartidárias, sem fins econômicos, surgidas da articulação de cidadãos preocupados com os males da corrupção e atuam de forma estruturada em seu enfrentamento, com eixos de ação principais de pesquisas, políticas públicas, mobilização social e educação.






ATENÇÃO

A Transparência Amapá vem a público divulgar que o nº798 foi o vencedor da rifa de um IPED 2 32 gb Apple Wi-Fi 3G Branco.
Cabe ainda esclarecer que a Caixa Econômica transferiu os sorteios das sextas para as quartas-feiras. Desta forma, considerou-se o sorteio da quarta mais próxima que foi dia 28/03/2012.
A Amapá Transparência agradece à todos pela colaboração e parabeniza a pessoa sorteada!